quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O DOMÍNIO POLÍTICO E ECONÔMICO DE OUTRAS NAÇÕES

A função das colônias era de fornecer para seus dominantes, produtos minerais ou produtos agrícolas por um preço bem baixo. Pois estes países eram muito fortes na produção de bens primários.
O preço desses produtos era baixo e conseqüentemente as pessoas eram exploradas, trabalhavam muito e recebiam pouco. Era o caso dos escravos, inicialmente os indígenas e mais tarde até mesmo por serem mais fortes, os negros africanos que serviam nada a mais que mão de obra barata.
Nas colônias de povoamento a estratégia era outra, os colonizadores tiveram o intuito de enriquecer, mas não para voltar a sua terra natal e sim ficar no local para formar uma nova pátria, um lar fixo. Como havia dito antes.

A economia neocolonial

Mesmo com a independência latino-americana a situação econômica não teve grandes alterações durante os séculos XIX e XX.
As metrópoles continuavam com o livre comércio nos centros mais desenvolvidos do capitalismo internacional: França, Inglaterra e Estados Unidos.

O capitalismo internacional em relação à América Latina continuou desempenhando o papel de produtora e exportadora de matérias-primas e importando produtos manufaturados.
Vale ressaltar que também recebia investimentos de origem estrangeira, das capitais excedentes como a Europa e Estado Unidos.

Os empréstimos que a América Latina recebia proveniente do exterior principalmente pela Inglaterra, eram juros altíssimos, as novas nações fizeram com que se tornassem individuais esses empréstimos e não podendo pagar as taxas de juros altas, procuravam novos fornecedores, fazendo com que aumentasse a dependência financeira e permanecendo até nos dias atuais.

Economia Latino Americana
Hoje a agricultura é a base da economia Latina americana, destacando-se a America Central, Equador e Colômbia.

A América Latina possui muitas riquezas minerais em seu subsolo, com destaque para o Brasil, México a os países Andinos (Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Peru e Colômbia).

O desenvolvimento industrial apresenta um lento crescimento e de maneira desigual em diversos países. Dos países que formam a frente na industrialização temos: Brasil, México, Argentina, Venezuela e Chile.

Os países latino-americanos importam muitos produtos manufaturados. Para se ter uma idéia, os produtos agrícolas e minerais representam 90% do valor das exportações.

Fonte: Vários autores

Nenhum comentário: